INVESTIMENTO PÚBLICO EM SAÚDE E SEUS REFLEXOS NO CONTROLE DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS EM MUNICÍPIOS MINEIROS
Resumo
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 ao status de pandemia, demandando dos governos a adoção de medidas tendentes a mitigar os efeitos da crise sanitária. Além das medidas voltadas ao controle da transmissibilidade viral, necessitou-se redesenhar o processo de planejamento orçamentário-financeiro, visando à destinação de recursos públicos suficientes ao atendimento das despesas com o enfrentamento da pandemia. A aplicação desses recursos aspira reduzir e controlar a quantidade de óbitos, além de permitir o aumento de recuperados da doença. Destarte, este artigo objetivou mensurar a relação entre o investimento público em saúde e os resultados atingidos no enfrentamento à pandemia da Covid-19, nos municípios mineiros, nos anos de 2020 e 2021. Desenvolveu-se uma pesquisa prática, descritiva e com abordagem quantitativa. Os dados secundários e em painel das 853 cidades mineiras foram coletados nas plataformas oficiais do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram estimados os testes de correlação, de hipóteses e de regressão. Os resultados encontrados indicam que os municípios que investiram mais recursos per capita em saúde não foram os que alcançaram resultados mais satisfatórios na redução do número de óbitos e no aumento da quantidade de recuperados de Covid-19. Ademais, os achados desta pesquisa sugerem que maiores aportes de recursos não são significantes para explicar um melhor controle dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.