PRECIFICAÇÃO NO SEGMENTO DE MICROCERVEJARIAS ARTESANAIS: VARIÁVEIS CUSTOS, CONCORRÊNCIA E PERCEPÇÃO DE VALOR PELO CLIENTE

Autores

  • Ana Paula da Rosa Universidade Regional do Rio Grande do Sul- UNIJUI
  • Euselia Paveglio Vieira Universidade Regional do Rio Grande do Sul- UNIJUI
  • Jorge Oneide Sausen Universidade Regional do Rio Grande do Sul- UNIJUI

Palavras-chave:

Preço, Microcervejarias, Custos, Valor percebido, Concorrência.

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral compreender como as variáveis, custos de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente interferem na fixação do preço final dos produtos das microcervejarias artesanais. Para isso, realizou-se uma coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas com gestores de três microcervejarias artesanais localizadas na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, afim de compreender a relação das variáveis custo de produção e concorrência na precificação final de seus produtos. Após, com base em uma survey, foram coletadas 33 respostas de consumidores de cervejas artesanais afim de verificar os atributos de valor percebido na ótica do cliente. A sistematização ocorreu por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam que as variáveis: matéria-prima diferenciada, qualificação da mão de obra, tecnologias avançadas de produção, utilização da capacidade instalada; custos fixos; custos de produção; preço de mercado; market share; venda de produtos com melhor margem de contribuição, são variáveis determinantes para a formação do preço final do produto das microcervejarias artesanais analisadas, juntamente com os atributos de valor percebido pelos clientes (sabor; qualidade; variedade de produtos; preço; promoção de vendas; local de vendas). Assim, em grau de relevância para a precificação dos produtos se classifica custo de produção e valor percebido pelo cliente como variáveis determinantes e a variável concorrência é analisada, mas com grau de relevância inferior as demais.Este estudo tem como objetivo geral compreender como as variáveis, custos de produção, concorrência e valor percebido pelo cliente interferem na fixação do preço final dos produtos das microcervejarias artesanais. Para isso, realizou-se uma coleta de dados baseada em entrevistas semiestruturadas com gestores de três microcervejarias artesanais localizadas na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, afim de compreender a relação das variáveis custo de produção e concorrência na precificação final de seus produtos. Após, com base em uma survey, foram coletadas 33 respostas de consumidores de cervejas artesanais afim de verificar os atributos de valor percebido na ótica do cliente. A sistematização ocorreu por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontam que as variáveis: matéria-prima diferenciada, qualificação da mão de obra, tecnologias avançadas de produção, utilização da capacidade instalada; custos fixos; custos de produção; preço de mercado; market share; venda de produtos com melhor margem de contribuição, são variáveis determinantes para a formação do preço final do produto das microcervejarias artesanais analisadas, juntamente com os atributos de valor percebido pelos clientes  (sabor; qualidade; variedade de produtos; preço; promoção de vendas; local de vendas). Assim, em grau de relevância para a precificação dos produtos se classifica custo de produção e valor percebido pelo cliente como variáveis determinantes e a variável concorrência é analisada, mas com grau de relevância inferior as demais.

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Publicado

09/05/2022