EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO COM ENSINO FUNDAMENTAL DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

Autores

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Gasto por aluno, IDEB

Resumo

A pesquisa objetivou avaliar a eficiência do gasto público municipal com ensino fundamental dos municípios da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, assim como analisar os aspectos que influenciam a eficiência. Realizou-se uma pesquisa caracterizada como quantitativa e explicativa, cujo desenvolvimento se deu por meio do emprego da Análise por Envoltória de Dados (DEA) para a geração de escores de eficiência. Foram utilizadas informações sobre o investimento médio por aluno, número de alunos, docentes, turmas oferecidas e o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios para estimar a eficiência, sendo posteriormente empregado o teste de correlação de Pearson para verificar a existência de relação entre as variáveis analisadas e o desempenho dos municípios. Os resultados da pesquisa, que contemplou um total de 64 municípios, mostraram que a mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba alcançou uma eficiência média de 84,97%. A análise dos aspectos associados ao desempenho dos municípios revelou não existir uma clara associação entre as variáveis e a eficiência. Desse modo, conclui-se que a eficiência possa estar representada por aspectos relacionados à gestão dos insumos, devendo os municípios empenharem-se no melhor gerenciamento de seus recursos de forma a apresentar um melhor desempenho.

Biografia do Autor

Lucas Moreira de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Ney Paulo Moreira, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

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Publicado

09/05/2022