NÍVEIS DIFERENCIADOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA E GRAU DE CONSERVADORISMO: UM ESTUDO EMPÍRICO
Palavras-chave:
Conservadorismo contábil, Governança Corporativa, Novo Mercado.Resumo
A presente pesquisa procurou identificar se o grau de conservadorismo utilizado pelas empresas que estão listadas no Novo Mercado é maior do que o conservadorismo utilizado pelas demais empresas que fazem parte dos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa. O conservadorismo é um dos atributos da contabilidade, e seu objetivo é fazer com que as informações contábeis sejam mais confiáveis. Como modelo, aplicou-se o de Basu (1997), que busca identificar a existência de assimetria de reconhecimento entre a boas e as más notícias, utilizando o Modelo Reverso de Lucros Associados a Retornos. A fim de mensurar o efeito da classificação das empresas, acrescentou-se uma variável dummy ao modelo original de Basu (1997), que assumiu valor 1 para empresas do Novo Mercado e zero nos demais casos. Os dados coletados correspondem ao período de 2010 a 2019, e os resultados demonstram que o grau de conservadorismo utilizado pelas empresas que estão listadas no Novo Mercado é maior do que das empresas dos Níveis 1 e 2, que pode ser explicado pelo fato de empresas do Novo Mercado possuírem melhores práticas de governança corporativa. Como contribuição deste trabalho, foi possível observar que a contabilidade, utilizando mecanismos como o conservadorismo, pode influenciar os resultados das companhias e, portanto, logo empresas classificadas em níveis mais elevados de governança corporativa possuem práticas mais conservadoras.
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