O ENSINO REMOTO FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CERES UFRN

Autores

  • Walison Yuri Soares dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria do Socorro Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luziana Maria Nunes de Queiroz
  • Deylane Freitas Fontes Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre os paradigmas do ensino remoto no curso de Ciências Contábeis, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES)/UFRN, mediante as mudanças ocasionadas pela pandemia do Covid-19, trazendo visão dos discentes sobre esse modelo de ensino utilizado. Assim posto, teve como objetivo geral analisar a percepção dos discentes diante a modificação do formato presencial para o modelo remoto de ensino no curso de Ciências Contábeis neste período pandêmico. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, dessa forma, buscou-se explicar todos os dados coletados por meio da aplicação de um questionário com 10 questões, o qual foi percebido por 111 respondentes. Os principais resultados mostram que, apesar da insatisfação com a mudança de ensino presencial para o formato remoto, os estudantes se adaptaram bem a essa nova realidade e que estão dispostos a continuar com essa modalidade em algumas disciplinas enquanto não houver condições sanitárias propícias para o retorno ao presencial. Este estudo beneficia a rede acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da referida IES, pois apresenta um detalhamento da visão e perspectivas dos alunos acerca da mudança de ensino, também torna evidente a necessidade de ajustes quanto ao repasse de conteúdos programáticos e preparação dos docentes, além das plataformas utilizadas.

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Publicado

05/01/2022