EFICIÊNCIA NAS DECISÕES DE INVESTIMENTO EM FRANQUIA E O FENÔMENO DA ASSIMETRIA INFORMACIONAL
Palavras-chave:
Análise envoltória de dados, Assimetria informacional, Eficiência, Franquias, InvestimentosResumo
O presente estudo buscou analisar estimativas do retorno do investimento em franquias do segmento de alimentação, tendo em vista o fenômeno da assimetria informacional, consistindo em uma visão preliminar que poderá ser usada para embasar decisões de investimento. A amostra consta de 40 franquias do segmento e o estudo foi realizado por meio da análise envoltória de dados (DEA), pelo modelo de retornos variáveis à escala. Verificou-se, comparativamente, quais as melhores alternativas em termos do retorno do investimento em unidades franqueadas. Constatou-se, ainda, que há indícios da presença do fenômeno da assimetria informacional nos dados divulgados pelos franqueadores, tanto no sentido de superestimação, quanto no sentido de subestimação das informações. Esses resultados corroboram a importância de se avaliar dados divulgados pelos franqueadores com cautela, adicionando à análise, sempre que possível, informações geradas por agentes externos – que não de controle do franqueador – além de demostrarem a relevância de ferramentas que permitam a identificação desse fenômeno, conforme sugere este estudo, minimizando assim o risco do investimento.Referências
AKERLOF, G. A. The market for “Lemons”: quality uncertainty and the market mechanism. The Quarterly Journal of Economics, Cambridge, v. 84, n. 3, p. 488-500, 1970.
AKREMI, A. E.; PERRIGOT, R.; PIOT-LEPETIT, I. Examining the drivers for franchised chains performance through the lens of the dynamic capabilities approach. Journal of Small Business Management, London, v. 53, n. 1, p. 145-165, 2015.
ANDERSON, I.; FOK, R. The efficiency of franchising in the residential real estate brokerage market. Journal of Consumer Marketing, Bradford, v. 15, n. 4, p. 386-396, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING – ABF. Desempenho do franchising 2016. São Paulo, 2016. Disponível em: https://goo.gl/rx2tKx.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING – ABF. Guia oficial de franquias ABF. Editora Lamonica, n. 19. São Paulo, 2017a.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING – ABF. Mercado de franquias cresce 8,3% em 2016. São Paulo, 2017b. Disponível em: https://goo.gl/wmQU4y.
BANKER, R. D.; CHARNES, H.; COOPER, W. W. Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, Catonsville, v. 30, n. 9, p. 1078-1092, 1984.
BARROS, C. P.; PERRIGOT. R. Franchised Network Efficiency: A DEA Application to US Networks. In: CLIQUET, G.; TUUNANEN, M.; HENDRIKSE, G.; WINDSPERGER, J. (eds). Economics and Management of Networks. Contributions to Management Science. Basel: Physica-Verlag HD, 2007. p. 191-212.
BOTTI, L.; BRIEC, W.; CLIQUET, G. Plural forms versus franchise and company-owned systems: a DEA approach of hotel chain performance. Omega, [s.l.], v. 37, n. 3, p. 566-578, 2009.
CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, [s.l.], v. 2, n. 6, p. 429-444, 1978.
CHERNATONY, L.; HARRIS, F. Measuring the consumer-based equity of financial services brands. Working Paper, Birminghan Business Scholl, The University of Birmingham, 2001.
FERIOLI, L. B. Aplicação de DEA e meta fronteira na avaliação de eficiência de uma rede de franquias de restaurantes. 44 p. Projeto Final (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF, 2017.
FILION, L. J. Diferenças entre sistemas gerenciais de empreendedores e operadores de negócios. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 6-20, 1999.
GARCIA-MARTIN, C. J.; MEDAL-BARTUAL, A.; PERIS-ORTIZ, M. Analysis of efficiency and profitability of franchise services. The Service Industries Journal, London, v. 34, n. 9-10, p. 796-810, 2014.
GRÜNHAGEN, M.; ZHENG, X. V.; WANG, J. J. When the music stops playing: post-litigation relationship dissolution in franchising. Journal of Retailing, [s.l.], v. 93, n. 2, p. 138-153, 2017.
JANG, S. S.; PARK, K. A sustainable franchisor-franchisee relationship model: Toward the franchise win-win theory. International Journal of Hospitality Management, [s.l.], v. 76, p. 13-24, 2019.
JENSEN, M. C.; MECKLING, W. H. Theory of the firm: managerial behavior, agency costs, and ownership structure. Journal of Financial Economics, [s.l.], v. 3, n. 4, p. 305-360, 1976.
MACEDO, M. A. S.; SOUZA, M. A. F.; ROSADAS. L. A. Decisões de investimento em franquias de alimentação: uma Análise estratégica multicriterial com base na análise envoltória de dados (DEA). In: Seminários em Administração, 8., 2005, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 2005. p. 1-13.
MARTINEZ, A. L. Agency theory na pesquisa contábil. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 22., 1998, Foz do Iguaçu. Anais […]. Maringá: ANPAD, 1998. p. 1-14.
MEDAL-BARTUAL, A.; GARCIA-MARTIN, C. J.; SALA-GARRIDO, R. Efficiency analysis of small franchise enterprises through a DEA metafrontie model. The Service Industries Journal, London, v. 32, n. 15, p. 2421-2434, 2012.
PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS – PEGN. Melhores franquias do Brasil 2017. Editora Globo, n. 15. São Paulo, 2017. p. 32-71.
PERRIGOT, R.; CLIQUET, G.; PIOT-LEPETIT, I. Plural form chain and efficiency: Insights from the French hotel chains and the DEA methodology. European Management Journal, [s.l.], v. 27, n.4, p. 268-280, 2009.
PIOT-LEPETIT, I; PERRIGOT, R.; CLIQUET, G. Organizational form and efficiency of franchise. International Journal of Retail & Distribution Management, Bradford, v. 42, n. 7, p. 671-684, 2014.
RAMIÍREZ-HURTADO, J. M.; CONTRERAS, I. Efficiency of travel agency franchises: a study in Spain. Service Business, Basingstoke, v. 11, n. 4, p. 717-739, 2017.
ROH, E. Y.; CHOI, K. Efficiency comparison of multiple brands within the same franchise: Data envelopment analysis approach. International Journal of Hospitality Management, [s.l.], v. 29, n. 1, p. 92-98, 2010.
SADEH, F.; KACKER, M. Performance implications of using signaling and screening for expanding interfirm business networks: Evidence from franchising. Industrial Marketing Management, [s.l.], v. 88, p. 47-58, 2020.
SEBRAE, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Sistema de Franquias. Brasília, 2016a. Disponível em: https://goo.gl/PPJFbK.
SEBRAE, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Franquias oferecem menor risco para quem quer investir em tempos de crise. São Luís, 2016b. Disponível em: https://goo.gl/3paUbh.
ULI, L. D.; MARTÍN, F. V.; CATALUÑA, F. J. R. Analysis of efficiency of own and franchised units in the Spanish franchise system. European Research on Management and Business Economics, [s.l.], v. 23, n. 3, p. 165-172, 2017.
WATHNE, K. H.; HEIDE, J. B.; MOOI, E. A.; KUMAR, A. Relationship governance dynamics: the roles of partner selection efforts and mutual investments. Journal of Marketing Research, Thousand Oaks, v. 55, n. 5, p. 704-721, 2018.
WIMMER, B. S.; GAREN, J. E. Moral hazard, asset specificity, implicit bonding, and compensation: the case of franchising. Economic Inquiry, [s.l.], v. 35, n. 3, p. 544-554, 1997.
YOO, B.; DONTHU, N.; PILLING, B. K. Channel Efficiency: Franchise versus Non-Franchise Systems. Journal of Marketing Channels, London, v. 6, n. 3-4, p. 1-15, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
- a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting”;
- b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista;
- c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista “CONTABILOMETRIA – Brazilian Journal of Quantitative Methods Applied to Accounting” será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.