ALOCAÇÃO EFICIENTE DE RECURSOS EM EDUCAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE

Autores

Palavras-chave:

Educação Pública, Eficiência, Análise Envoltória de Dados

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar a alocação eficiente de recursos dos primeiros anos do ensino fundamental no município de Arapongas, Paraná, em relação a sua performance. Para atender a esse objetivo, a pesquisa usou o método de Análise Envoltória de Dados (DEA), usando como input os custos pedagógicos, sociais e administrativos e a avaliação governamental da educação nacional, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) como output. Os resultados da análise demonstraram que 59% das escolas apresentaram eficiência relativa acima de 80%. A partir do DEA ainda foi possível elaborar um benchmark para as escolas com desempenhos menores, para que o município possa elaborar políticas públicas que possibilitem a melhoria do escore. A análise contribui para mostrar a importância dos custos como ferramenta nas decisões administrativas do sistema educacional do setor público.

Biografia do Autor

Pablo Henrique Paschoal Capucho, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

ABU-EL-HAJ, J. Da “Era Vargas” à FHC: transições políticas e reformas administrativas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 36, n. 1/2, p. 33-51, 2005.

ALONSO, M. Custos no serviço público. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 50, n. 1, p. 37-63, jan./mar. 1999.

AMÂNCIO-VIEIRA, S. et al. A relação entre custo direto e desempenho escolar: uma análise multivariada nas escolas de ensino fundamental de Londrina/PR. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 169-194, jan./mar. 2015.

AMÂNCIO-VIEIRA, S.; PEREIRA, R. Custos diretos, nível socioeconômico, estrutura escolar e desempenho educacional: uma análise das escolas municipais de São José dos Pinhais/PR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 23., 2016, Porto de Galinhas. Anais... Porto de Galinhas: Associação Brasileira de Custos, 2016. p. 1-16.

BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, Catonsville, v. 30, n. 9, p. 1078-1092, 1984.

BORINELLI, B. et al. Relação entre custos, desempenho e variáveis educacionais do ensino fundamental: um estudo de caso em Ibiporã-PR. Revista de Serviço Público, Brasília, v. 65, n. 3, p. 335-354, jul./set. 2014.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 jun. 2018.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 47, n. 1, p. 7-40, jan./abr. 1996.

CATELAN, D. et al. Custos, desempenho e estrutura educacional do ensino fundamental: uma análise no município de Rolândia/PR. Enf.: Ref. Cont., Maringá, v. 35, n. 1, p. 113-128, jan./abr. 2016.

CHARNES, A.; COOPER, W.; RHODHERS, E. Measuring the efficiency of decision marking units. European Journal of Operational Research, [s.l.], v. 2, n. 6, p. 429-444, 1978.

FILGUEIRAS, F. Indo além do gerencial: a agenda da governança democrática e a mudança silenciada no Brasil. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 1, p. 71-88, jan./fev. 2018.

GIACOMELLO, C. P.; OLIVEIRA, R. L. de. Análise Envoltória de Dados (DEA): uma proposta para avaliação de desempenho de unidades acadêmicas de uma universidade. Revista GUAL, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 130-151, mai. 2014.

LIMA, M. et al. Uma análise entre custos, desempenho e estrutura das unidades escolares da cidade de Cambé/PR. In: Congresso Internacional da Administração, 2016, Natal. Anais... Natal: ADM – Congresso Internacional de Administração, 2016. p. 1-12.

LOURENÇO, R. et al. Eficiência do gasto público com ensino fundamental: uma análise dos 250 maiores municípios brasileiros. Revista Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 89-116, jan./abr. 2017a.

MACEDO, M. A.; NOVA, S. P.; ALMEIRA, K. Mapeamento e análise bibliométrica da utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA) em estudos em contabilidade e administração. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 12, n. 3, p. 87-101, set./dez. 2009.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOTTA, P. R. O estado da arte da gestão pública. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 82-90, jan./fev., 2013.

NEGREIROS, L.; AMÂNCIO-VIEIRA, S. F. Eficiência das Escolas da Região Metropolitana de Londrina: um estudo a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA). In: Congresso USP Controladoria e Contabilidade, 14., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2014. p. 1-16.

OLIVEIRA, J. et al. Governança e o controle dos custos diretos educacionais nas unidades escolares de ensino fundamental. Revista de Estudos Contábeis, Londrina, v. 5, n. 8, p. 82-102, jan./jun. 2014.

PEÑA, C. R. Um Modelo de Avaliação da Eficiência da Administração Pública através do Método Análise Envoltória de Dados (DEA). Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, n. 1, p. 86-106, jan./mar. 2008.

PINTO, J. F.; SANTOS, L. T. Administração Pública Brasileira no Século XXI: caminhamos para alguma reforma? Administração Pública e Gestão Social, Viçosa, v. 9, n. 3, p. 205-215, jul./set. 2017.

SILVA, M. et al. Índice de desenvolvimento da educação básica dos Estados e do Distrito Federal: avaliação em um único índice. 2005-2013. Revista Capital Científico, Guarapuava, v. 14, n. 1, p. 91-104, mar. 2016.

SOUSA, W. et al. Análise dos Gastos na Alocação dos Recursos Públicos Destinados ao Ensino Fundamental dos Municípios do Espírito Santo. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 14, n. 2, p. 381-392, 2016.

WILBERT, M.; D’ABREU, E. Eficiência dos gastos públicos na educação: análise dos municípios do estado de Alagoas. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 348-372, 2013.

Downloads

Publicado

11/06/2021