Cadernos da FUCAMP https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos <p>A revista Cadernos da Fucamp, publicada pela Fundação Carmelitana Mário Palmério tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Sua finalidade é disseminar, registrar, avaliar e divulgar a produção científica relevante, realizada pelas diversas instituições ligadas à Educação.</p> <p>Tem como público alvo todos aqueles interessados no conhecimento com especial ênfase à área da Educação, tais como: pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e demais interessados de qualquer natureza.</p> <p>A Revista Cadernos da Fucamp tem como foco a publicação de contribuições científicas inéditas e aquelas já apresentadas em eventos de natureza científica, nacionais e internacionais, no campo da Educação, decorrente de estudos e pesquisas acadêmicos de caráter teórico e/ou, empírico.</p> <p>Não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para sua publicação.</p> <p><strong>A periodicidade da publicação é fluxo contínuo.</strong></p> <p><strong>Qualis A4</strong></p> pt-BR Os textos assinados são de responsabilidade dos autores, que cedem os direitos autorais à Revista. cristsoares@hotmail.com (Cristina Soares) site@fucamp.edu.br (TI FUCAMP) Thu, 04 Sep 2025 18:53:38 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 INCLUSÃO ESCOLAR: QUANDO O DIREITO NÃO SE CONCRETIZA https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3853 <p>O presente artigo analisa a distância entre a garantia legal da educação inclusiva e os desafios encontrados em sua efetivação. Para tanto, apresenta o caso de Paula, mãe de uma criança com síndrome de Down. Os dados foram colhidos a partir dos registros realizados em seu atendimento no Plantão Psicológico realizado em uma instituição voltada a pessoas com deficiência. A análise dos dados pautou-se na perspectiva fenomenológica existencial, buscando descrever a vivência de Paula frente às dificuldades de inclusão do filho na escola. Como resultados, Paula relatou ansiedade, sobrecarga e sentimentos de esgotamento, intensificados pelas dificuldades de adaptação escolar, enfrentadas pelo filho, que revelam as contradições entre o que prevê a legislação e a realidade vivida pelas famílias. O acompanhamento favoreceu a ampliação da rede de apoio, reflexões sobre dispositivos maternos e a reorganização da rotina familiar, promovendo também o autocuidado materno. Aponta-se também para a relevância de práticas psicológicas breves, como o plantão, que reconheçam o sofrimento materno em sua dimensão social, familiar e institucional. Conclui-se que o plantão psicológico pode colaborar não apenas para o fortalecimento subjetivo das cuidadoras, mas também para a efetivação da inclusão escolar e social de crianças com deficiência, reforçando a necessidade de políticas intersetoriais que distribuam responsabilidades de cuidado.</p> <p>&nbsp;</p> Wanda Mendes de Oliveira, Tatiana Benevides Magalhães Braga, Marciana Gonçalves Farinha Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMP https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3853 Thu, 04 Sep 2025 00:00:00 -0300