https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/issue/feedCadernos da FUCAMP2025-09-28T20:44:53-03:00Cristina Soarescristsoares@hotmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Cadernos da Fucamp, publicada pela Fundação Carmelitana Mário Palmério tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Sua finalidade é disseminar, registrar, avaliar e divulgar a produção científica relevante, realizada pelas diversas instituições ligadas à Educação.</p> <p>Tem como público alvo todos aqueles interessados no conhecimento com especial ênfase à área da Educação, tais como: pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e demais interessados de qualquer natureza.</p> <p>A Revista Cadernos da Fucamp tem como foco a publicação de contribuições científicas inéditas e aquelas já apresentadas em eventos de natureza científica, nacionais e internacionais, no campo da Educação, decorrente de estudos e pesquisas acadêmicos de caráter teórico e/ou, empírico.</p> <p>Não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para sua publicação.</p> <p><strong>A periodicidade da publicação é fluxo contínuo.</strong></p> <p><strong>Qualis A4</strong></p>https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3993RECONHECIMENTO E LUTA POR DIREITOS DOCENTES NO BRASIL COMO PAUTA NO CONGRESSO NACIONAL2025-09-02T15:33:46-03:00Raiã Ribas Alcântararaiaribas@gmail.comFauston Negreirosfnegreiros@unb.brJefferson Luiz de Cerqueira Castrojefferson.psico@ufpi.edu.br<p>O artigo tem como objetivo analisar as Proposições Legislativas (PLs) elaboradas pelo Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) que pautaram sobre a profissão do professor e a prática docente entre 2018 e 2024. Trata-se de uma pesquisa documental, em que se fez uso de documentos de domínio público, tendo como fonte 217 PLs, que foram analisadas pelo software IRaMuTeQ, fazendo uso da <em>Classificação Hierárquica Descendente (CHD)</em> e da <em>Nuvem de Palavras</em>, enquanto formas de apresentação e análises das ementas dos PLs em eixos temáticos: 1. Financiamento, Gestão da Educação e Valorização Profissional (21%); 2. Direitos, Função e Aspectos Legais do Magistério (17,7%); 3. Aspectos Pedagógicos e Práticas Docentes (14,4%); 4. Gestão Escolar e Política Educacional (23,2%); e 5. Prevenção, Inclusão e Aspectos Sociais da Educação (23,7%). Os resultados do estudo evidenciam a necessidade de reformulação da agenda de pautas no Congresso Nacional sobre a profissão docente, contemplando: aspectos psicológicos e emocionais da docência e da educação; diferenças entre regiões do Brasil e o impacto da grande desigualdade na educação; ênfase na preparação dos docentes para lidar com conflitos na atuação educativa; reduzir precarização e desvalorização do professor, assegurando direitos, planejamento de carreira e maior proteção, bem como que fortaleçam o trabalho docente. Urge, assim, por políticas contundentes diante do trabalho docente emancipatório, considerando a realidade sociopolítica, e a necessidade de remuneração adequada que leve em conta as singularidades de um país altamente desigual.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE: </strong>Professor; Prática Docente; Congresso Nacional; Proposições Legislativas.</p>2025-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/4025MASTERCHEF: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA ENSINO DE BIOQUÍMICA E NUTRIÇÃO NO ENSINO MÉDIO2025-09-28T20:44:53-03:00Cássio Resende de Moraiscassio.1015@hotmail.comHeber Junio Pereira Brasãosite@unifucamp.edu.brJéssica Borges de Oliveira Ribeirosite@unifucamp.edu.brNathália Monteiro Martinssite@unifucamp.edu.brLucas Vinnicius de Oliveira Gomessite@unifucamp.edu.brPatrícia Borges Silveirasite@unifucamp.edu.brSaulo Guilherme Rosa Soaressite@unifucamp.edu.br<p>Bioquímica celular configura-se a área da ciência que investiga as bases químicas da<br>vida, buscando compreender os componentes químicos e suas interações, incluindo a<br>estrutura, função e metabolismo das biomoléculas orgânicas e inorgânicas. No Ensino Médio<br>a bioquímica celular é voltada para a compreensão da estrutura química das moléculas e as<br>suas respectivas funções, dando ênfase aos principais componentes inorgânicos e orgânicos.<br>Sendo um conteúdo de grande relevância, a bioquímica oferece condições para o aluno<br>compreender a relação das biomoléculas e a nutrição do organismo. No entanto, a dificuldade<br>de relacionar o mundo molecular, muitas vezes abstrato com a nutrição tem sido um grande desafio. Neste contexto, a capacidade de reinventar as metodologias pedagógicas tem sido<br>cada vez mais necessário no processo de ensino aprendizagem. A metodologia MasterChef<br>pode contribuir com a difusão de conhecimentos a respeito da composição nutricional dos<br>alimentos e sua correlação com o contexto da química celular. Partindo dessa premissa, o<br>presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência e aplicabilidade de uma metodologia<br>ativa baseada no programa MasterChef na construção de conhecimentos voltados para<br>nutrição e bioquímica. A metodologia foi aplicada em uma instituição de rede privada a nível<br>de Ensino Médio. Os alunos desenvolveram pratos típicos e apresentaram a uma banca de<br>jurados sobre os aspectos nutricionais e culinários. Os alunos foram avaliados em mérito<br>científico, arte culinária e degustação. A metodologia do MasterChef demonstrou ser uma<br>abordagem pedagógica eficiente para o ensino de Bioquímica e nutrição no segmento regular<br>do Ensino Médio. Foi possível verificar o desenvolvimento de habilidades e competências,<br>tais como trabalho em equipe, desenvolvimento de senso de liderança, autonomia, oratória,<br>bem como conhecimentos intrínsecos inerente aos conteúdos previstos na BNCC.</p>2025-09-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3832FATORES SOCIOECONÔMICOS DETERMINANTES DA NOTA NO ENEM: UMA ANÁLISE DOS MICRODADOS DO CEARÁ DE 2014 A 20232025-05-08T21:04:17-03:00Cezar Gomes Dantascezargomes@ufc.brKilvia Souza Ferreirakilviasouza@ufc.brMarilene Feitosa Soaresmarilene.feitosa@ufc.br<p>Esta pesquisa analisa os fatores socioeconômicos determinantes da nota no Enem no Ceará nos anos de 2014 a 2023. A metodologia é quantitativa, descritiva, com levantamento de dados, e análise dos dados com regressão linear. São fatores estatisticamente significativos, e que levam a maiores notas no Enem, de acordo com os resultados alcançados: ter computador e acesso à Internet em casa; fazer a prova com 16 anos de idade; ser pessoa de cor branca; ser de família com renda mais elevada; ter pais com curso superior completo e que atuem em carreiras específicas; ser oriundo de escola privada; e ter concluído o ensino médio nos três anos anteriores à prova. De todas as variáveis estudadas, a renda é a que tem o maior fator preditivo: em 2023, a mudança da baixa renda para a alta renda significou nota 34,66% superior.</p>2025-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3965A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: ENTRE A AMPLIAÇÃO DO ACESSO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS2025-08-23T21:35:05-03:00Francielle Pereira Nascimentofpnascimento@uem.brKatya Luciane de Oliveirakatyauel@gmail.comDeivid Alex Dos Santosdeividsantos@uel.br<p>Este artigo apresenta a expansão do acesso à Educação Superior no Brasil nas últimas décadas com o objetivo de discutir os avanços e desafios resultantes desse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a qual utilizou dados quantitativos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) referentes ao Censo da Educação Superior (2000 – 2023) e pressupostos teóricos de autores que discutem a temática, como Almeida et al. (2012), Osti, Nogueira e Pissinatti (2023) e Vargas e Heringer (2017). Os resultados possibilitaram a articulação entre os dados e o referencial teórico frente ao crescimento significativo do número de matrículas, ingressos e Instituições de Ensino Superior (IES) que tem se consolidado do final do século XX até os dias atuais. Ressalta-se o papel dos programas governamentais voltados ao acesso e à permanência estudantil, bem como a participação da rede privada na oferta dessa etapa de ensino. Entretanto, pondera-se que a ampliação do acesso não corresponde, necessariamente, à qualidade do ensino ofertado. A literatura evidencia que o estudante que adentra o Ensino Superior enfrenta um processo de adaptação e integração, o qual é complexo e condicionado por fatores sociais, acadêmicos e de aprendizagem, demandando, assim, um ambiente de apoio que favoreça sua permanência e a conclusão do curso. Nesse contexto, o cenário atual impõe o desafio da mobilização tanto na esfera das políticas públicas de garantia de acesso e permanência, quanto institucional, no que diz respeito às práticas que sejam capazes de viabilizar não apenas o acesso, mas a continuidade e conclusão dos estudos com qualidade na Educação Superior.</p>2025-09-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/4008POR UMA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA EM RESPEITO ÀS NOSSAS CRIANÇAS2025-09-12T14:32:26-03:00Beatriz Carmo Lima de Aguiarbiaguiar@uel.br<p>O presente artigo discute a alfabetização humanizadora e tem como objetivo revelar como o ensino do ato de ler e do ato de escrever, nessa perspectiva, pode ajudar na apropriação da cultura e no desenvolvimento das potencialidades das crianças. Trata-se de uma discussão teórica fundamentada na teoria histórico-cultural, tendo como autores de base Vygotski (1995a, 1995b, 2012), Luria (2012) e Leontiev (1978a, 1978b), além de pesquisadores que discutem a referida teoria e que trazem luz ao estudo da apropriação da linguagem escrita, como Arena (2010), Miller (2020a, 2020b), Mello (2006, 2009), Mello e Farias (2010), Bajard (2006, 2012, 2014, 2021), Jolibert (1994) e Foucambert (1994). Nesse contexto de alfabetização humanizadora, as crianças possuem voz e são chamadas a compor as ricas experiências das atividades humanas relacionadas à leitura e à escrita. Assim, conclui-se que a escola desempenha um papel crucial na vida das crianças, pois é por meio da educação que a humanização ocorre. Na atualidade, tem-se uma batalha que precisa ser travada diariamente para que a alfabetização mecânica, artificial, saia de cena e dê lugar a uma alfabetização humanizadora, a qual possibilite o ato de ler e o ato de escrever na sua plenitude.</p> <p><strong>PALAVRAS-CHAVE</strong>: Alfabetização Humanizadora; Ato de Ler; Ato de Escrever.</p>2025-09-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3853INCLUSÃO ESCOLAR: QUANDO O DIREITO NÃO SE CONCRETIZA2025-09-03T09:20:43-03:00Wanda Mendes de Oliveirawandaoliveira@unifucamp.edu.brTatiana Benevides Magalhães Bragatatianabraga@ufu.brMarciana Gonçalves Farinhamarciana@ufu.br<p>O presente artigo analisa a distância entre a garantia legal da educação inclusiva e os desafios encontrados em sua efetivação. Para tanto, apresenta o caso de Paula, mãe de uma criança com síndrome de Down. Os dados foram colhidos a partir dos registros realizados em seu atendimento no Plantão Psicológico realizado em uma instituição voltada a pessoas com deficiência. A análise dos dados pautou-se na perspectiva fenomenológica existencial, buscando descrever a vivência de Paula frente às dificuldades de inclusão do filho na escola. Como resultados, Paula relatou ansiedade, sobrecarga e sentimentos de esgotamento, intensificados pelas dificuldades de adaptação escolar, enfrentadas pelo filho, que revelam as contradições entre o que prevê a legislação e a realidade vivida pelas famílias. O acompanhamento favoreceu a ampliação da rede de apoio, reflexões sobre dispositivos maternos e a reorganização da rotina familiar, promovendo também o autocuidado materno. Aponta-se também para a relevância de práticas psicológicas breves, como o plantão, que reconheçam o sofrimento materno em sua dimensão social, familiar e institucional. Conclui-se que o plantão psicológico pode colaborar não apenas para o fortalecimento subjetivo das cuidadoras, mas também para a efetivação da inclusão escolar e social de crianças com deficiência, reforçando a necessidade de políticas intersetoriais que distribuam responsabilidades de cuidado.</p> <p> </p>2025-09-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3985FRANKFURT E BARBIELAND: UMA AULA SOBRE INDÚSTRIA CULTURAL POR MEIO DO FILME BARBIE (2023)2025-09-02T15:28:10-03:00Bruno José Yashinishibjyashi@gmail.comJulise Franciele de Carvalhocarvalhojulise@gmail.com<p>Este artigo propõe o uso do filme <em>Barbie</em> (2023), dirigido por Greta Gerwig, como recurso didático para aulas de Filosofia no Ensino Médio, com foco na introdução ao conceito de indústria cultural. A proposta fundamenta-se nas reflexões da Escola de Frankfurt, especialmente em Adorno e Horkheimer (1985), cujas críticas à cultura de massa oferecem instrumentos para analisar produtos culturais contemporâneos. O filme, amplamente conhecido entre os jovens, permite explorar questões como consumo, estereótipos e mercantilização da cultura. Embora inserido na lógica mercadológica, o filme contém elementos de crítica e metalinguagem, que podem ser discutidos pedagogicamente. O artigo tem como objetivo estimular a reflexão crítica dos estudantes sobre os produtos culturais que consomem. Ao final, apresenta-se um roteiro voltado para a prática docente, com sugestões de como trabalhar o filme em sala de aula.</p>2025-09-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/4011O USO TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA2025-09-15T22:08:17-03:00Bruna Alves de Souzasite@unifucamp.edu.brAdriana Alves Britosite@unifucamp.edu.brEuzane Maria Cordeirosite@unifucamp.edu.brGuilherme Saramago de Oliveirasite@unifucamp.edu.brTatiane Daby De Fatima Faria Borgessite@unifucamp.edu.br<p>O presente estudo reflete como a incorporação das Tecnologias digitais da Informação e<br>Comunicação - TDIC podem apoiar a construção do conhecimento matemático no processo de<br>ensino e aprendizagem no ensino fundamental. Evidencia que as TDIC em sala de aula atuam<br>como recurso didático-pedagógico e tecnológico capaz de propiciar um ambiente de ensino<br>diferenciado (softwares, vídeos e jogos digitais), onde os estudantes conseguem desenvolver<br>suas atividades, explorar diferentes maneiras de resolução dos problemas, levantar hipóteses e<br>discutir possíveis resultados, colocando-se como protagonista de sua aprendizagem<br>colaborando para a aquisição da aprendizagem matemática significativa e ativa rompendo com<br>práticas pedagógicas tradicionais. Problematiza os desafios presentes nesse processo, tais como<br>a desigualdade de acesso e a falta de formação do professor com ênfase no ensino da<br>Matemática e o uso de tecnologias. A pesquisa permite concluir que existem evidência que<br>comprovam a eficiência do uso da TDIC na aprendizagem da matemática no ensino<br>fundamental, bem com que uso pedagógico dos recursos tecnológicos contribuem nas relações<br>entre professor e aluno e na qualidade do ensino.</p>2025-09-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttps://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3959ENSINO EM TEMPO INTEGRAL: O CASO DO ESTADO DO PARANÁ2025-08-11T23:58:48-03:00Solimara Aparecida Tertulianosolitertuliano@gmail.comHenrique Manoel da Silvahmslepreux@gmail.com<p>Neste artigo analisamos a implementação do ensino em tempo integral nas escolas públicas do estado do Paraná, atrelada aos documentos: o Plano Estadual de Educação (PEE-PR 2015-2025) e o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, a partir dos quais foram traçadas estratégias para o desenvolvimento da modalidade. Discutimos as principais mudanças verificadas na documentação estudada, dentre as quais, destaca-se a ampliação da carga horária mínima diária de permanência na escola para de sete horas, inclusão de novos componentes nas grades curriculares, inclusão de novos cargos, como diretor auxiliar e coordenador de área, abertura para investimentos externos dentre outros. Para o desenvolvimento deste artigo, utilizou-se como metodologia a análise documental de legislação nacional e do estado do Paraná, referentes as implementações recentes de escolas com ensino em tempo integral.</p>2025-09-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMP