CAÇA ÀS BORBOLETAS: UMA METODOLOGIA PRÁTICA PARA COMPREENDER AS PREMISSAS EVOLUTIVAS DE DARWIN

Autores

  • Cássio Resende de Morais
  • Carlos Fernando Campos
  • Isabella Pereira Marques Dias
  • Jean Vitor da Costa
  • Maria Vitória Soares Naves
  • Miguel Carlos Pereira Rodrigues
  • Stella Maria Justino Zanetti
  • Beatriz Nunes Santos e Silva

Resumo

Na biologia, evolução é um termo usado para explicar a mudança
progressiva das espécies ao longo dos tempos. Dentre as explicações pautadas no
transformismo, destaca-se o darwinismo, teoria idealizada por Charles Robert
Darwin que descreve a evolução das espécies em duas premissas, variabilidade das
características e seleção natural. Darwinismo representa um dos conteúdos
trabalhados no ensino de Ciências e Biologia de acordo com a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Muitas das vezes, esses conteúdos tendem a ser
trabalhados de maneira tradicional, sendo o professor protagonista do ensino
aprendizagem. Embora o método tradicional tenha suas vantagens, a adoção de
abordagens metodológicas diversificadas pode contribuir de maneira significativa
com o processo pedagógico. O presente trabalho teve como objetivo apresentar
uma metodologia alternativa para ensino de evolução, voltadas para as ideias de
Darwin. Foi desenvolvido uma prática intitulada “caça às borboletas” com alunos do
curso de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia. O uso de metodologias
ativas que posicione os alunos como protagonistas do ensino aprendizagem tem
demonstrado eficiência na construção do intelecto. A metodologia “caça às
borboletas” demonstrou ser uma ferramenta metodológica adicional ao tradicional,
possibilitando tornar os processos pedagógicos outrora abstrato, mais lúdicos e
práticos, contribuindo com a construção do conhecimento científico.

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Publicado

30/06/2024

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Seção

Artigos