COMPETIÇÕES MATEMÁTICAS
MOTIVANDO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente artigo buscou investigar as dimensões afetivas relacionadas às competências e habilidades socioemocionais em uma experiência vivenciada com estudantes do ensino médio por meio da realização de um evento de extensão desenvolvido por uma equipe de docentes e discentes do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2023. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as competências socioemocionais que podem ser evidenciadas em competições matemáticas envolvendo estudantes do ensino médio? Foi realizado um estudo de caso qualitativo com cinco participantes da competição. O evento, intitulado “VII Maratona de Matemática do Ensino Médio”, teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas um contato com a universidade, com professores e estudantes do curso de Graduação em Matemática por meio de atividades matemáticas atrativas, para contribuir com a melhoria do Ensino da Matemática, descobrir jovens matemáticos talentosos, além de tentar abolir a imagem fria e intimidante da Matemática aos olhos de muitos jovens e adultos. A pesquisa demonstrou que a competição matemática, realizada por meio de uma maratona entre estudantes do ensino médio, apresenta um conjunto de atitudes, sentimentos, emoções e afetos que estão potencialmente vinculados às competições educacionais de modo geral. Dentre elas destacamos as seguintes competências socioemocionais que também estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular: a abertura ao novo, engajamento com os outros, a resiliência emocional, a amabilidade e a autogestão.