COMPETIÇÕES MATEMÁTICAS

MOTIVANDO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Giselle Moraes Resende Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Mirian Fernandes Carvalho Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosana Sueli da Motta Jafelice Universidade Federal de Uberlândia
  • Josuel Kruppa Rogenski Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo buscou investigar as dimensões afetivas relacionadas às competências e habilidades socioemocionais em uma experiência vivenciada com estudantes do ensino médio por meio da realização de um evento de extensão desenvolvido por uma equipe de docentes e discentes do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2023. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais são as competências socioemocionais que podem ser evidenciadas em competições matemáticas envolvendo estudantes do ensino médio? Foi realizado um estudo de caso qualitativo com cinco participantes da competição. O evento, intitulado “VII Maratona de Matemática do Ensino Médio”, teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas um contato com a universidade, com professores e estudantes do curso de Graduação em Matemática por meio de atividades matemáticas atrativas, para contribuir com a melhoria do Ensino da Matemática, descobrir jovens matemáticos talentosos, além de tentar abolir a imagem fria e intimidante da Matemática aos olhos de muitos jovens e adultos. A pesquisa demonstrou que a competição matemática, realizada por meio de uma maratona entre estudantes do ensino médio, apresenta um conjunto de atitudes, sentimentos, emoções e afetos que estão potencialmente vinculados às competições educacionais de modo geral. Dentre elas destacamos as seguintes competências socioemocionais que também estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular:  a abertura ao novo, engajamento com os outros, a resiliência emocional, a amabilidade e a autogestão.

Biografia do Autor

Giselle Moraes Resende Pereira , Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de Educação em Ciências e Matemática (2019). Mestre em Matemática pela UFU (2012). Bacharel em Matemática pela (UFU) (2009) e Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (2011). Possui curso de extensão universitária em Educação a Distância pelo Centro Educacional Sul Mineiro LTDA-ME, CESM (2016). Tem experiência na área de Matemática e de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, Modelagem Matemática, Formação de professores, Educação Superior, Docência universitária, Tecnologias Digitais no ensino, Educação Matemática Digital, Educação a Distância e Análise Funcional.

Mirian Fernandes Carvalho Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), mestrado (2008) e doutorado (2017) em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos AMMI, Componentes Principais e Análise de agrupamentos.

Rosana Sueli da Motta Jafelice, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez estágio de pós-doutorado na área de Biomatemática no IMECC - Universidade Estadual de Campinas (2008-2009). Fez Estágio Sênior no Department of Mathematical & Statistical Sciences - University of Colorado em Denver - USA (abril a julho/2017) com bolsa de estudos da CAPES. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia e foi Coordenadora da Pós-graduação em Matemática de 2017 a 2019. Editora chefe das Notas em Matemática Aplicada - SBMAC de 2011 a 2013. Coordenadora do Comitê Temático de Biomatemática da SBMAC de 2010 até maio/2016. Editora associada da TEMA-Tendências em Matemática Aplicada e Computacional - SBMAC de 2013 até o momento. Editora associada da Computational & Applied Mathematics - SBMAC de abril/2016 até abril/2021. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, conjuntos fuzzy, epidemiologia, HIV e autômatos celulares.

Josuel Kruppa Rogenski, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestrado e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Downloads

Publicado

01/07/2024

Edição

Seção

Artigos