DIÁLOGOS POSSÍVEIS SOBRE A PESQUISA DOCUMENTAL EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Sonia Aparecida Faleiros Almeida
  • Camila Rezende de Oliveira
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Kelma Gomes Mendonça Ghelli
  • Luiz Almeida da Silva
  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso

Resumo

O presente artigo enfoca aspectos gerais relacionados à pesquisa documental. Objetivou-se
conhecer os resultados de estudos que utilizou o método de pesquisa documental na
abordagem educacional. Foi realizada busca aleatória no site Google afim de encontrar
pesquisas que utilizaram a pesquisa documental como método ou parte do estudo realizado
em pós-graduação stricto-senso, sendo selecionados de cada categoria, quatro obras de
artigos e dissertações, além da utilização de quatro obras impressas. Como resultados,
aponta a pesquisa que a maioria dos autores utilizados para a discussão e reflexão são: na
pesquisa qualitativa na perspectiva de autores como: Lüdke e André (1986; 2010)),
Triviños (1987), Bogdan e Biklen (1994), Guba e Lincoln (1994), Cellard (2008), Marconi
e Lakatos (2008), Flick (2009) e Gil (2010). As obras demonstram que a utilização do
método na área da educação é eficaz e contribui para reflexão e geração de elementos que
podem fomentar a construção de políticas públicas educacionais, bem como direcionar os
estudiosos da área para caminhos que ampliem o saber por meio dos cenários reais
existentes.

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Publicado

19/05/2024

Edição

Seção

Artigos