REVOLUCIONANDO A ESCRITA ACADÊMICA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

UMA EXPLORAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE REESCRITA

Autores

Resumo

O início da Inteligência Artificial (IA) data do ano de 1950 e há décadas a mesma faz parte do cotidiano das pessoas, sendo muito popular, atualmente, em pedidos de transporte por aplicativo, a título de exemplificação. Este trabalho objetiva avaliar o impacto das ferramentas de IA na qualidade e eficiência da escrita universitária, enquanto que os objetivos específicos são identificar as principais ferramentas de reescrita de IA, assim como analisar a percepção dos usuários acerca da utilidade das referidas ferramentas e também investigar as mudanças no processo de escrita universitária com o uso de IA. Constatou-se que não se pode negar o impacto das ferramentas de IA na qualidade e eficiência da escrita universitária, embora ainda não tenha havido estudos suficientes a esse respeito, em especial, no Brasil. Ademais, em um passado recente não existiam o ChatGPT, o Bard, o Bing Chat, o CM3Leon, o LlaMa2 e outras ferramentas de escrita de IA consideradas de destaque, hodiernamente, mas embora a percepção dos usuários sobre a utilidade das ferramentas de escrita de IA ainda estejam em seus primeiros passos, a percepção dos usuários acerca de sua utilidade atesta uma tendência de que a IA seja cada vez mais conhecida em relação a sua aplicabilidade. As mudanças no processo de escrita universitária com o uso de IA já começam a surgir, envolvendo novas competências e podendo transformar, nas décadas vindouras, contextos pedagógicos. Entrementes, os limites éticos inéditos devem ser observados quando da elaboração de trabalhos científicos, a citar, a identificação clara de que o trabalho foi gerado por IA, bem como a revisão e validação dos resultados por um acadêmico antes da produção ocorrer, além da garantia da presença da ética e da segurança no tratamento de dados pessoais. Ainda que o começo da IA date de 1950, o uso das suas ferramentas de reescrita na produção textual universitária é recente. Assim sendo, recomenda-se que novos estudos sejam realizados em um momento futuro para um entendimento mais aprofundado nesse sentido.

Biografia do Autor

Gutemberg Gomes Silva , Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM Campus Uberaba

Mestrando do Programa Stricto Sensu / Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberaba; Especialista em Gestão Pública da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Graduado em Gestão Pública; Licenciado em Geografia; Graduado em Processos Gerenciais; Licenciado em Pedagogia; Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica; Especialista em Coordenação Pedagógica; Licenciado em Educação Especial.
Prof. Educação Básica; e-mail: gutemberg.silva@estudante.iftm.edu.br; https://orcid.org/0000-0002-7592-0691

Downloads

Publicado

26/05/2024

Edição

Seção

Artigos