SAÚDE MENTAL E SATISFAÇÃO NO TRABALHO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Autores

Resumo

A saúde mental dos professores pode ser profundamente afetada pela insatisfação no trabalho. A constante pressão, demandas excessivas, falta de reconhecimento e apoio, aliados à sobrecarga de responsabilidades, podem desencadear uma série de problemas de saúde mental entre os educadores. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar a satisfação dos professores com relação ao ambiente e às condições de trabalho e sua associação com a saúde mental. Trata-se de uma pesquisa observacional de corte transversal, realizada entre 135 professores de ensino médio da rede pública estadual. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e laboral e a Escala de Satisfação no Trabalho. A média de idade dos profissionais foi de 42,7 anos (± 9,1). A predominância na amostra foi do sexo feminino (76,3%). Foi empregado o modelo de Regressão Linear Multivariada para controlar fatores confundidores e estabelecer associações entre diferentes variáveis. As análises apontaram que percepção da saúde mental, bem como a influência das demandas do trabalho na saúde mental, a carga horária semanal, a satisfação percebida no trabalho e o impacto da carga horária na satisfação como professor estiveram associadas aos domínios da Satisfação no trabalho. Após o ajuste pela análise multivariada de Regressão Logística Multinomial, a associação sobre a carga horária afetar negativamente a satisfação com o trabalho foi o que permaneceu significativo.

Biografia do Autor

Mara Cristiane von Mühlen, Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS)

Psicóloga (ULBRA, 2016), doutoranda em Psicologia Clínica, mestrado em Psicologia e Saúde (UFCSPA, 2019), pós-graduação em Terapia dos Esquemas (COGNITIVO, 2023), especializanda em Inteligência Socioemocional (2022-2024). Foi Bolsista PROBIC/FAPERGS na UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, ULBRA, CANOAS, de 2012 a 2014 e bolsista FAPERGS (2017-2019) no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (mestrado). Recebeu Prêmio Destaque no XVIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da ULBRA com a apresentação do trabalho "Estratégias de enfrentamento de estressores vitais e satisfação com a vida entre adolescentes escolares do sul do Brasil", em 2012. Em 2014, recebeu prêmio de 1 LUGAR NA CATEGORIA PESQUISA: Prevalência e fatores associados ao choro excessivo em lactentes de mães adolescentes em Porto Alegre, RS, durante o SEMINÁRIO INTERNACIONAL da XV SEMANA DO BEBÊ - CANELA/RS. Em 2023, recebeu o prêmio de melhor trabalho científico no X Simpósio da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul, com a pesquisa "autolesão não suicida entre adolescentes e jovens adultos e sua relação com os esquemas iniciais desadaptativos". Atualmente, atua com psicóloga clínica, e como consultora técnica da Formatar Trabalhos Acadêmicos onde ministra cursos de elaboração de projetos de pesquisa e de metodologia científica. Integrante do conselho editorial da Revista de Psicologia Aletheia.

André Guirland Vieira, Universidade Luterana do Brasil

ndré Guirland Vieira é Psicólogo com Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil e Pós-Doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal. Em sua trajetória como investigador vem pesquisando sobre a Construção Narrativa da Identidade em crianças, adolescentes e adultos. Estes estudos estão contextualizados no campo da Psicologia Narrativa. No campo da Promoção da Saúde, vem desenvolvendo pesquisas com grupos vulneráveis, nomeadamente comunidade quilombola, comunidade afrodescendente, comunidade LGBT, escolares e adolescentes em comunidades vulneráveis. Como Especialista em Psicologia Clínica, fez Análise Didática com analista certificada pela International Association for Analytical Psychology - IAAP. Dentro do campo da Psicologia Clínica, desenvolve estudos sobre Psicoterapias Narrativas e Psicologia Analítica. Trabalha como Professor Adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, bem como no Curso de Graduação em Psicologia, em ensino presencial e EaD. Integra o Grupo Gestor da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde ReBraUPS como Coordenador Regional. Áreas de investigação: Desenvolvimento Humano e Educação, Saúde Mental, Tolerância, com enfoque em Narrativas de Vida de pessoas em situação de vulnerabilidade e Identidades. Campos de atuação: Psicologia Narrativa, Psicologia Cultural, Psicologia da Educação e Psicologia Analítica.

Fernanda Pasquoto de Souza, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Pós-doutoranda em Psicologia Clínica (PUC/RS). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestrado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP. Formação em Terapia do Esquema, credenciado Internacionalmente junto à International Society of Schema Therapy (ISST) e ao New Jersey/ New York Institute of Schema Therapy - USA. Professora do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade e Professora do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Editora Associada da Revista Interdisciplinar de Psicologia e Promoção da Saúde (ALETHEIA). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo Comportamental, Entrevista Motivacional, Psicologia Hospitalar.

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Publicado

28/07/2024

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Artigos