A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Gutemberg Gomes Silva IFTM

Resumo

Esse estudo trata-se sobre a inclusão e de como os alunos com altas habilidades ou superdotação são percebidos e inseridos em um trabalho pedagógico. É importante esclarecer que a inclusão não pode ser entendida apenas às pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, que também não devem ser desconsideradas por políticas educacionais, mas também absorvem as pessoas que de um modo específico não se encaixam nos padrões conservadores da sociedade. Com isso, ressalta-se a importância de conhecer melhor o conceito de inclusão e usar suas diretrizes na transformação de concepções ou paradigmas, principalmente por parte da escola. Essa, por sua vez, precisa ser entendida como um espaço de formação humana, que precisa de recursos para compras de equipamentos tecnológicos, modernizar suas estruturas físicas e investir na capacitação docente. Para buscar respostas para a pergunta problema: “Como estão postas as ações na escola para um trabalho efetivo e inclusivo para os alunos com altas habilidades? ”. Essa pesquisa buscou na metodologia bibliográfica e com o método qualitativo renomados autores para composição do referencial teórico. Como objetivo principal, essa pesquisa busca compreender como está sendo considerado a questão da inclusão social e educacional para alunos com altas habilidades ou superlotação.  Os resultados desse estudo mostram que é preciso buscar um ensino que inove suas práticas para que os alunos com altas habilidades possam desenvolver suas competências e habilidades com maior propriedade.

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Publicado

19/05/2024

Edição

Seção

Artigos