A ABORDAGEM GEOGRÁFICA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO:

NOTAS PARA A DISCUSSÃO DO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

Resumo

Os investimentos no setor de tecnologia da informação diversificaram os modos de comunicação, acelerando o acesso da sociedade a esse campo tecnológico e ao mercado após o surgimento da internet. A perspectiva, criada pelos japoneses, de substituição precoce de tecnologias e o auxílio ao consumo em massa, facilitados pela potente ação do capitalismo financeiro, conduzem-nos ao entendimento de que essas tecnologias, no setor de automação e informação, vêm se popularizando cada vez mais rapidamente. No Brasil, os dados recentes do Comércio Eletrônico nos mostram que após dois anos de uma recessão vivenciada pelo setor, em 2022, ele volta a apresentar um crescimento na casa dos dois dígitos (12%), além do país acumular um crescimento de 17% frente à América Latina. Mas essa nova perspectiva nos remete a uma revisão conceitual da ciência que trata da organização espacial sobre a materialização dos objetos e equipamentos presentes no espaço na nova era digital. Dito isso, este trabalho objetiva analisar o cenário do comércio eletrônico no contexto das transformações macroeconômicas e sua aproximação conceitual com a Ciência Geográfica, no âmbito de reconfigurações territoriais, baseado na mobilidade espacial possibilitada pelas novas tecnologias de informação. Neste sentido, o entendimento da abordagem do comércio eletrônico pela Ciência Geográfica nos remete a uma melhor reflexão de como esta temática atual pode ser trabalhada em sala de aula, tanto para o ensino fundamental e médio, como para o ensino superior.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduado em Bacharelado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2002, Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2008, cujo Trabalho de Conclusão de Curso tem como base teórica a Geografia Urbana, Mestre em Geografia Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia em 2005, com ênfase em Planejamento Urbano e Mercado Imobiliário, Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em 2012, desenvolvendo pesquisa na área de Geografia Econômica, mais especificamente em Negócios na Era Digital. Tem experiência de ensino na Geografia Humana em geral. Atou como professor colaborador da Universidade do Estado de Santa Catarina, trabalhando com disciplinas na área de geografia humana em geral e relações de ensino para o Curso de Pedagogia. Em 2009, ingressa na Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, onde ministrou aulas para os cursos de engenharia em áreas ligadas as ciências sociais e economia. Atuou também como Coordenador de Extensão da Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Atualmente, é Professor Adjunto A pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus de Monte Carmelo, lotado no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, e está realizando o Estágio de Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Uberlândia, desenvolvendo pesquisa na área de Geografia Urbana e Planejamento Urbano. Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, no Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica no Campus de Monte Carmelo/MG

Profa. Msc. Francine Borges Silva, Centro Universitário Fundação Mario Palmério - UNIFUCAMP

Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia - FCU - e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas - FINOM - (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002). Apresenta experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos temas de planos diretores, usinas hidrelétricas, parques urbanos e questão ambiental urbana. Além de diversas participação em pesquisas nas áreas de Trânsito e Transporte e de Plano Diretor de Usinas Hidrelétricas. Desde 2006 atuou na Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM - como professora do curso presencial de Geografia e foi Coordenadora dos Cursos de Geografia e História na modalidade de Ensino a Distância durante 5 anos (período de 2009 a 2013) nessa mesma instituição. Além de ministrar aulas de Geografia no Ensino Médio no Colégio Dom Elizeu (2008) e Colégio Soma (2007). Atualmente, atua como professora no curso de Engenharia Agronômica, do curso de Ciências Biológicas, do curso de Administração e do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Carmelita Mário Palmério - FUCAMP - no município de Monte Carmelo/MG e também como professora de Geografia do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II no Colégio Alpha COC também em Monte Carmelo/MG.

Downloads

Publicado

25/03/2024

Edição

Seção

Artigos