DIFERENTES OLHARES SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM ESCOLA REGULAR
Resumo
Na contemporaneidade as legislações que regem a educação especial asseguram o acesso, a
permanência, a participação e a aprendizagem de pessoas com deficiências na escola regular.
Conforme a Política Nacional de Educação Especial o Transtorno do Espectro do Autismo
(TEA) é considerado uma deficiência, portanto, os discentes com esse transtorno fazem parte
do público da educação especial. Contudo, embora a inclusão educacional constitua a prática
mais recente no processo de universalização do ensino, divergem as opiniões sobre os seus
benefícios considerando que os professores não se sentem preparados para lidar com essas
neuro diversidades. Nessa compreensão, o objetivo central deste estudo não é adentrar a
discussão no tocante as leis e diretrizes inclusivas, mas provocar a reflexão do leitor a respeito
da efetividade da inclusão dos alunos com TEA na sala de aula comum. Nessa perspectiva, após
compreender os aspectos básicos do Transtorno do Espectro do Autismo, serão explanados
argumentos das duas vertentes antagônicas sobre essa tônica. Para desenvolver este trabalho,
realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram obtidos esclarecimentos sobre o tema
"Inclusão de alunos com TEA na educação regular" por meio de leitura crítica, interpretação e
apreciações sobre as informações coletadas.