O LAZER E SEU POTENCIAL EDUCATIVO NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO

Autores

Resumo

O Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990) reconhece o direito ao lazer para os adolescentes privados de liberdade, o que implica na responsabilidade das instituições de internação em oferecer atividades recreativas. Este estudo busca compreender o direito ao lazer como uma garantia efetiva para os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação, considerando-o um meio facilitador de benefícios para a sua saúde, formação humana e transformação social. Apesar de ser um direito legalmente constituído, muitas vezes é negligenciado, violado ou até mesmo extinto, especialmente no contexto de privação de liberdade. Ao identificar e promover o potencial educativo e transformador do lazer, podemos contribuir para a construção de um futuro mais promissor, oferecendo aos adolescentes uma oportunidade real de mudança.

Biografia do Autor

Laudeth Alves dos Reis, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Educação/UFTM. Mestre em Educação/UFTM. Pedagoga pela Universidade de Uberaba. Especializações em: Psicopedagogia Institucional, Universidade de Iguaçu e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva/IFTM. Atua como Pedagoga no Centro Socioeducativo de Juiz de Fora - CSEJF. É Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/UFTM.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduações em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional pela Faculdade de Educação Osório Campos-RJ e em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação Dom Bosco, mestrado em Educação (Filosofia) pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em Educação (Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro/UFTM. E Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Regina Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e Pós Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/UFTM.

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Publicado

17/12/2023

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Seção

Artigos