A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Autores

  • Ricardo Baratella Universidade de Uberaba https://orcid.org/0000-0003-0967-3036
  • Edilaine Mendes Dias de Andrade Universidade de Uberaba
  • Giovanna da Silva Mendes Universidade de Uberaba
  • Juliana Pena Teixeira Cardoso Universidade de Uberaba
  • Sinval Martins Oliveira Universidade de Uberaba

Resumo

As políticas propostas para a Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em consonância com o Currículo Básico Comum (CBC), perfizeram a implementação do “Projeto Escolas-Referência” e o “Reinventando o Ensino Médio” em Minas Gerais até a implementação do “Currículo Referência”, conforme dispõe a Lei 13.415/2017. Este estudo objetivou-se em uma análise, na perspectiva histórica das políticas públicas educacionais para o Ensino Médio, no estado de Minas Gerais. Quanto aos caminhos metodológicos, foi realizada uma revisão analítico-descritiva de documentos legais e de outros registros ou documentações que versam sobre a organização educacional nos âmbitos federal e estadual. Considerando a relevância das políticas educacionais para o desenvolvimento de um país, tornam-se necessárias ações exitosas para um real progresso na Educação. Os levantamentos parcialmente obtidos mostram como os rumos tomados, com ênfase nas políticas públicas desenvolvidas e aplicadas ao Ensino Médio, interferem na qualidade de ensino, nos processos de ensino e aprendizagem e contribuem inclusive para o aumento da evasão escolar nessa etapa de ensino.

Biografia do Autor

Ricardo Baratella, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Licenciatura de Primeiro grau pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1987). Graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação Plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá (1989). Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012). Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2012). Doutorado em Educação pela Universidade de Uberaba (2021). Professor da Universidade de Uberaba (2002-2023). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas, currículo, avaliação, políticas públicas, educação brasileira, portfólio, representações sociais, trabalho docente, cultura virtual, tecnologias digitais, subjetividade de professores, educação superior, educação básica e processo saúde-doença.

Edilaine Mendes Dias de Andrade, Universidade de Uberaba

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba. Pós-Graduada Lato Sensu em Supervisão e Inspeção Escolar. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Franca (2016) e Graduada em Matemática pela Universidade de Franca (2002). Atualmente é Analista Educacional Inspetora Escolar - Superintendência Regional de Ensino de Uberaba. Tem experiência na área de Matemática, em Gestão Educacional e na Diretoria Administrativo Financeiro - Superintendência Regional de Ensino de Uberaba.

Giovanna da Silva Mendes, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), pós-graduada em Educação Ambiental pela Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) em 2000. Atuou como Tutora presencial, no polo Uberaba , do curso de Especialização no Ensino de Ciências por Investigação - ENCI, ofertado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, - CECIMIG / FAE / UFMG, em parceria com o CAED / UFMG e com a Universidade Aberta do Brasil - UAB. Professora de educação básica, nos anos finais do Ensino Fundamental, da disciplina de Ciências, na Prefeitura Municipal de Uberaba desde fevereiro de 2004, até o momento atual. Atuou como membro da equipe gestora, vice diretora, em escola da rede pública estadual - Secretaria de Educação do Estado de MG, no período de 2015 a 2022. Atua como professora de educação básica nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, das disciplinas de Ciências da Natureza e Biologia, no período de 2002 até o presente momento, em escola da rede pública estadual - Secretaria de Educação do Estado de MG. Mestranda em Educação, desde agosto de 2022, na Universidade de Uberaba (Uniube).

Juliana Pena Teixeira Cardoso, Universidade de Uberaba

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), pós - graduada em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pós-graduada em Inspeção, Supervisão e Administração escolar pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP) . Atualmente está cursando, Mestrado em Educação - Políticas Educacionais e áreas inter e multidisciplinares, na Universidade de Uberaba (UNIUBE). Possui o cargo efetivo de Inspetora Escolar - ANE/EI 2d - lotada na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo (MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. 

Sinval Martins Oliveira, Universidade de Uberaba

Doutorando em Educação, pela UNIUBE. Mestrado em ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no ensino de Física, pela PUC - Minas. Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA 1999). Especialização em Ensino de Ciências por Investigação com ênfase em Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG 2008). Licenciatura em Ciências pela Universidade de Caratinga (UNEC 1992). Licenciatura em Física pela Universidade de Caratinga (UNEC 1993). Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caratinga (UNEC 1996). inspetor Escolar na Superintendência Regional de Ensino de Caratinga, a partir de fevereiro de 2022. Experiência no campo da Educação: área de exatas, Matemática, Estatística e Física.

Downloads

Publicado

21/12/2023

Edição

Seção

Artigos