AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERFACES ENTRE DIREITO E LITERATURA AO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO

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Resumo

Por mais que a epistemologia jurídica tenha caminhado cada vez mais rumo à interdisciplinaridade e o diálogo com as mais diversas disciplinas, ainda é notável uma certa resistência da ala tradicional voltada ao dogmatismo e ao positivismo de admitir outras fontes possíveis de saber e suas contribuições, como é o caso da Literatura. Diante desta problemática, o presente artigo tem como objetivo, por meio principalmente de uma revisão da vasta bibliografia sobre o tema, propor uma análise qualitativa sobre as possibilidades teóricas e práticas da dialógica entre estas duas áreas do conhecimento, objetivando, por fim, verificar o quanto o uso da Literatura nas academias jurídicas pode ser proveitoso na renovação e desenvolvimento do Direito. Por etapas, primeiramente, o artigo proporá o delineamento da possível crise que assola o ensino jurídico no Brasil, tal qual suas causas e suas consequências ao desenvolvimento do campo, de modo que; num segundo momento, serão discutidas as possibilidades teórico-metodológicas acerca da intersecção destas duas disciplinas para; por fim fazer um levantamento dos trabalhos que já vêm sendo realizados no âmbito acadêmico brasileiro e quais as contribuições até então alcançadas, bem como sinalizar os possíveis caminhos a serem tomados para o melhor aproveitamento e consolidação da abordagem.

Biografia do Autor

Victor Hugo Agapito, Universidade de Brasília

Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília (PPGD/UnB), Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG).

Laisa Miranda dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Direito Agrário na Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG)

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Publicado

21/05/2023