AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS INTERFACES ENTRE DIREITO E LITERATURA AO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO
Resumo
Por mais que a epistemologia jurídica tenha caminhado cada vez mais rumo à interdisciplinaridade e o diálogo com as mais diversas disciplinas, ainda é notável uma certa resistência da ala tradicional voltada ao dogmatismo e ao positivismo de admitir outras fontes possíveis de saber e suas contribuições, como é o caso da Literatura. Diante desta problemática, o presente artigo tem como objetivo, por meio principalmente de uma revisão da vasta bibliografia sobre o tema, propor uma análise qualitativa sobre as possibilidades teóricas e práticas da dialógica entre estas duas áreas do conhecimento, objetivando, por fim, verificar o quanto o uso da Literatura nas academias jurídicas pode ser proveitoso na renovação e desenvolvimento do Direito. Por etapas, primeiramente, o artigo proporá o delineamento da possível crise que assola o ensino jurídico no Brasil, tal qual suas causas e suas consequências ao desenvolvimento do campo, de modo que; num segundo momento, serão discutidas as possibilidades teórico-metodológicas acerca da intersecção destas duas disciplinas para; por fim fazer um levantamento dos trabalhos que já vêm sendo realizados no âmbito acadêmico brasileiro e quais as contribuições até então alcançadas, bem como sinalizar os possíveis caminhos a serem tomados para o melhor aproveitamento e consolidação da abordagem.