BRINCAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Este artigo tem como tema sem a pretensão de esgotar o mesmo, a ludicidade como um importante instrumento na educação infantil daquelas crianças que apresentam necessidades especiais, intentando discutir sobre as metodologias lúdicas no processo de desenvolvimento da criança visando à construção do conhecimento através de brincadeiras e jogos. A brincadeira desencadeia a edificação e reconstrução dos conhecimentos, desse modo, contribui no processo de ensino/aprendizagem e consequentemente em uma aprendizagem significativa. Realizado através de pesquisa bibliográfica, buscou identificar a
importância de se trabalhar o lúdico na educação especial infantil, visão essa baseada nos trabalhos desenvolvidos pelos principais teóricos da educação. Desse modo esse estudo visa compreender as contribuições oferecidas pelos jogos no processo de aprendizagem, uma vez que funcionam como instrumento educativo, orientando e estabelecendo relações comunicativas entre adultos/crianças e crianças/crianças, desenvolvendo capacidades verbais, físicas e intelectuais. Assim, o brincar na
educação especial infantil se faz de fundamental importância, sendo essencial para que a criança se desenvolva como um todo, proporcionando através da ludicidade a superação de seus limites, adquirindo estimulação para o aprendizado. Portanto, cabendo ao professor se adequar e se informar sobre a questão lúdica, a fim de inserir a atividade lúdica a rotina da educação especial em sala de aula.