O LÚDICO NA FORMAÇÃO INFANTIL DA PESSOA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Viviane de Sousa

Resumo

A temática do presente artigo pontua a relação do lúdico com o desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência intelectual, mostrando a responsabilidade dos educadores em contribuir para o aprendizado desses indivíduos. Respaldado em pesquisadores como Barboza (1994), Lima (1992) e Oliveira (1994), pretende-se apontar as dificuldades encontradas pelos professores no manejo com o lúdico em sala de aula. Tomando-se por base os trabalhos desses pesquisadores, propõe-se analisar a relação entre professores e alunos portadores de deficiência intelectual juntamente com o lúdico na construção do conhecimento. Discute-se a importância do trabalho com o brincar e cognição no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando o quanto é imprescindível o conhecimento do lúdico para um melhor aproveitamento da aprendizagem na educação infantil.

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Publicado

21/01/2022