QUESTÕES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICAS À PESQUISA SOCIAL CONTEMPORÂNEA: O PESQUISADOR, O ATOR SOCIAL E OUTROS ASPECTOS

Autores

  • Fernando da Silva Cardoso Universidade de Pernambuco
  • Mário de Faria Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo discutir algumas concepções teórico-epistemológicas acerca da relação entre pesquisador e ator social na pesquisa científica. Pretende-se problematizar e relacionar, a partir de uma revisão bibliográfica, algumas notas à produção do conhecimento que correspondam a uma perspectiva não hierarquizante dos sujeitos, de seus saberes e do próprio campo de pesquisa. Para tanto, partiremos das ideias propostas por Ranci (2005), Minayo (2000; 2001), Santos (1995; 1988) e Lincoln e Guba (1988; 2006). Assim, busca-se assinalar dado corpus teórico-metodológico que dialogue perspectivas teóricas, políticas e afirmadoras dos saberes em suas diversas concepções, lugares de fala e universos. Por fim, tem-se a ideia de que é preciso fortalecer e considerar a relação entre o ato de investigar, o ator social e o pesquisador, analisando as experiências construídas no cotidiano como lócus a sua ressignificação, de modo a apresentar novos e mais inclusivos parâmetros interpretativos da realidade e das subjetividades que a perfazem, para além do método cartesiano e positivista de pensar o saber contemporâneo.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutorando em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Professor Assistente, Subcoordenador de Pesquisa e Extensão e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde.

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme détudes Approfondies (DEA) em Ciências Sociais - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole dArchitecture de Grenoble (1996), Graduação em Design - Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Adjunto IV do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Pesquisador do CEAQ - Centre dEtude sur lActuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética, barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Gênero.

Downloads

Publicado

06/09/2018